13/02/2017 - 18h04
Timóteo resgata Plano Integrado de Combate a Incêndios Florestais
Inativo em 2016, o plano voltará a ser executado este ano

Timóteo resgata Plano Integrado

O município de Timóteo está resgatando o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais que ficou inativo no ano passado. Os parceiros do plano se reuniram nesta segunda-feira (13), na Casa de Educação Ambiental (bairro Primavera) para atualização e validação do documento  a ser vigente no ano de 2017.

O objetivo do Plano é  de repensar a forma de prevenir e combater os incêndios florestais no município de Timóteo, através de ações estruturadas e integradas de instituições públicas e privados que tem relação direta e indireta com as áreas verdes. O município de Timóteo possui 60% do seu território composto de áreas verdes, sendo 35% referente ao Parque Estadual do Rio Doce.

O encontro contou com a presença do prefeito Geraldo Hilário, do vice Carlos Vasconcelos e do Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Jacob Ricardo Ribeiro de Souza,  do presidente da Câmara Municipal, Adriano Alvarenga, do comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Joel Mafra, do gerente do Parque Estadual do Rio Doce/IEF, Vinícius de Assis Moreira entre outros.

O prefeito Geraldo Hilário falou a respeito do comprometimento da administração em contribuir com ações de suporte e logística. Na reunião, ficou definido que a Prefeitura de Timóteo coordenará a efetivação do Plano Integrado de Combate a Incêndios este ano. “Esta primeira reunião foi muito positiva. Estamos no mês de fevereiro preocupados em caminhar a partir do planejamento de ações  que são imprescindíveis  para o combate aos sinistros.  A participação de todos os membros é importante para que, em função das ações preventivas, haja a redução dos incêndios florestais”,  afirmou o prefeito, acrescentando que a reunião foi muito positiva.

Diferencial

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, a mobilização de combate aos incêndios florestais em Timóteo possui um diferencial positivo por envolver setores públicos, privados e do terceiro setor.  Ele destacou a entrada de novos parceiros: a Cemig, Copasa, Consep e Câmara Municipal. “Desde 2008,  o Corpo de Bombeiros disponibiliza toda sua infraestrutura.

Hoje, contamos com uma Cia Independente em Ipatinga e dois pelotões (Timóteo e Coronel Fabriciano) atuando integrado ao plano”, destacou. Na avaliação do tenente Joel Mafra, fomentar novas parcerias é importante, pois fortalece as ações no sentido de evitar os incêndios ou, caso ocorra, dar respostas no tempo hábil.

O representante do IEF/PERD comentou sobre a atuação da instituição nos trabalhos de prevenção e combate aos incêndios florestais em Timóteo. “Temos  sidos parceiros na proteção da área do parque e de seu entorno. A efetivação do plano viabiliza ações preventivas”, comentou, ressaltando que o combate gera custos muitos maiores, não só em termos econômicos, mas de perdas de áreas verdes. Para ele, a falta  de consciência ambiental sobre a importância das florestas é a principal causa dos sinistros.

Entre as propostas levantadas relacionadas à administração, estão a liberação de um caminhão pipa e  a viabilização de uma brigada de incêndio. A reunião foi desenvolvida tendo como pontos de discussão e nivelamento a apresentação do histórico e estrutura do plano, os pontos de atenção, visão esquemática, comparativo de área queimada e focos de incêndio tendo como referência o ano de 2007, matriz de cooperação, plano de chamada e visão esquemática da estrutura.

Os parceiros presentes: Aperam South America, CEMIG, CBMMG (Corpo Bombeiros), COPASA, CONSEP, EMALTO, Fundação Aperam Acesita, IEF/Parque Estadual do Rio Doce, PMMG/12ª Cia PM Ind MAT e Prefeitura Municipal de Timóteo ressaltaram várias questões para a efetividade do Plano e se colocaram positivamente na validação das parcerias que serão acordadas.