14/02/2017 - 18h04
Saúde reforça importância da vacinação contra febre amarela
Prefeitura mantém oito salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e faz busca ativa de pessoas que ainda não tomaram a dose contra doença


PMT
I009346.jpg
Doses de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra a febre amarela. Em Timóteo, as doses continuam disponíveis em oito salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde - Macuco, Limoeiro, Alegre, Primavera, Praça 29 de abril, Ana Moura, Timotinho e do Distrito de Cachoeira do Vale. Esta semana, a Secretaria intensificou o trabalho de busca ativa das pessoas que ainda não procuraram a rede municipal para se proteger da doença. Em 40 dias, a Saúde de Timóteo aplicou mais de 50,2 mil doses e concluiu a imunização da população de bairros da zona rural ou próxima à mata. 

O município está localizado na área recomendada pelo Ministério para a vacinação contra a febre amarela. Portanto, todas as pessoas devem tomar duas doses para garantir a proteção completa. “É uma medida de prevenção, justamente para evitar casos em humanos. Mesmo quem tomou a vacina pela primeira vez há mais de dez anos ou tem dúvidas se recebeu ou não as duas doses, a orientação é procurar o posto de vacinação mais próximo para garantir a dose de reforço” alerta o secretário municipal de Saúde, César Luz. 

Até o momento, Timóteo segue sem casos confirmados da doença em humanos. O reforço das ações preventivas em curso na cidade se deve a confirmação do primeiro caso em macaco. O animal foi encontrado morto próximo ao bairro Primavera no final de janeiro e entregue à Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG), responsável por encaminhar o material para a Fio Cruz para análise laboratorial. O resultado preliminar foi comunicado à Secretaria Municipal de Saúde no final da tarde desta segunda-feira (14/02).

“A ocorrência da morte desse animal é um alerta, mas não é motivo para pânico. Desde o janeiro, o município mantém diversas ações para assegurar o acesso da população à vacina contra a febre amarela, inclusive com horários ampliados e postos especiais em momentos mais críticos. Mas ainda há uma pequena parcela da população que ainda não buscou a vacina. É este público que agora tentamos sensibilizar. Não há desabastecimento de doses nas unidades e nem filas como no início da campanha”, orienta. 

Busca ativa

Esta semana, a Secretaria de Saúde de Timóteo intensificou o trabalho de busca ativa em pontos estratégicos. As equipes do Programa de Saúde da Família estão percorrendo os bairros e localidades de difícil acesso para identificar pessoas ainda não imunizadas. “Estas pessoas serão orientadas a buscar a sala de vacinas mais próxima. Também estaremos com equipes volantes de imunização para atender quem não tem condições de se deslocar até a unidade. Há um esforço para garantir a cobertura de 100% da população ou o mais próximo disso”, explica o secretário César Luz.  


Fonte : PMT





VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar