22/02/2017 - 18h01
Chegada do carnaval reforça necessidade de prevenção das DST/Aids
Secretaria de Saúde de Timóteo amplia ações educativas para estimular o uso do preservativo e o diagnóstico precoce


PMT
I009380.jpg
Carnaval

O carnaval, a festa mais popular do Brasil, chegou. E com ele, o momento em que as pessoas ficam mais vulneráveis em adotar comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre elas a Aids. Em Timóteo, a Secretaria de Saúde já prepara para “colocar o bloco” na rua e lembrar as pessoas da importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais, forma mais eficaz de prevenir as DSTs. 

Com o slogan “A vida é melhor sem Aids”, nesta sexta-feira (24/02), os profissionais da rede municipal realizarão blitz educativa em pontos estratégicos do Centro Norte. Às 9h30, a ação acontecerá na Alameda 31 de Outubro e às 12h15, na portaria do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) Timóteo, situado à Rua 19 de Novembro. Serão distribuídos preservativos e informativos. A campanha envolve equipes Atenção Básica, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Programa Municipal de DSTs/Aids e Hepatites Virais. 

Enfermeiro do Programa Municipal de DSTs/Aids e Hepatites Virais, Fabiano Rocha Santiago, lembra que aids, sífilis e hepatites virais são algumas doenças que podem ser transmitidas através de uma relação sexual desprotegida. “As pessoas sabem da importância do uso da camisinha, mas nunca acreditam que a contaminação possa ocorrer com elas. Carregá-la na carteira ou bolsa e não usar no momento necessário é correr o risco. Por isso, a Secretaria de Saúde de Timóteo está nas ruas para conscientizar a comunidade”, explica. 

Os preservativos também são distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede municipal, durante todo o ano. Um diferencial é que as camisinhas ficam armazenadas em um dispenser (uma espécie de reservatório) para a pessoa retirar a quantidade que precisar sem solicitar na recepção. 

Diagnóstico e tratamento 

A Saúde de Timóteo aproveita a campanha do Carnaval para reforçar a importância da testagem para HIV, sífilis e hepatites virais. Nos últimos seis meses, 138 pacientes com HIV foram notificados e são acompanhados pela rede municipal. Também estão em tratamento 19 com sífilis e 61 com hepatites – 42 com o tipo B e 19 com o tipo C. “É fundamental conhecer o estado sorológico para o tratamento e acompanhamento adequados para o paciente, além de retardar o surgimento de doenças associadas e controlar a transmissão”, explica Fabiano Rocha. 

O teste rápido é feito na sede do Programa Municipal de DSTs/Aids, instalado no Centro de Especialidades Médicas do bairro Primavera. O exame é gratuito e seguro, e o resultado, sigiloso. Basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário jejum. O atendimento é realizado uma vez por semana, às segundas-feiras, das 8h às 10h30, mas a Prefeitura já estuda estender o teste rápido para todas as unidades básicas de saúde da cidade. O tratamento é gratuito em caso positivo para alguma das doenças.

Serviços 
 Programa Municipal de DST / Aids – Timóteo
Avenida Acesita, 1.596, Primavera – Centro de Especialidades do Primavera 
Atendimento ao público: Segunda à sexta-feira, 7h às 13h
Telefone: (31) 3847-7624 | Email: dstaids.timoteo@gmail.com

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
Teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites Virais
Atendimento: Quarta-feira, 8h às 11h.

 


Fonte : PMT





VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar