03/03/2017 - 17h13
Saúde da mulher em Timóteo
Em comemoração ao Dia da Mulher, Unidades de Saúde da rede municipal realizarão várias atividades recreativas e educativas para as usuárias

Saude da Mulher

Durante o mês, a Secretaria de Saúde de Timóteo promoverá várias ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março – nas unidades de saúde do cidade. Voltadas para as usuárias da rede municipal, as atividades serão educativas e recreativas, incluindo palestras, dinâmicas de grupo, aulas de zumba e exercícios.

A programação terá início na próxima segunda-feira (06/03), às 07h30, no espaço do Humanizar do bairro Alphaville. Realizado pela Unidade Básica de Saúde do bairro em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), o evento atenderá todas as mulheres da área de abrangência da unidade. Num primeiro momento, haverá palestra com psicóloga sobre autoestima. Logo após, serão realizados exercícios de alongamento com a fisioterapeuta e educadoras físicas.

Na véspera da data comemorativa, terça-feira (07/03), a programação especial acontecerá unidade de saúde do Alegre. As usuárias poderão participar de palestra sobre autoimagem, ministrada por psicóloga. O evento é aberto à participação das mulheres do bairro, com início às 19h30.

Na quarta-feira (08/03), dia da Mulher, a unidade do Quitandinha realizará  atividades no espaço de eventos da RKG, localizado no bairro, a partir das 8h. A programação incluirá confraternização com sorteio de brindes, miniaula de zumba com a participação das alunas da RKG, exercícios de alongamento e pilates. Também haverá palestra com nutricionista, abordando cuidados para prevenção às patologias crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade.

No dia da mulher, às 14h, a Unidade de Saúde do Distrito de Cachoeira do Vale promoverá palestras sobre saúde com acadêmicos da Faculdade de Medicina (UNIVAÇO) e com educador físico, além de sorteio de brindes. A UBS João XXIII promove palestras de promoção à saúde da mulher no Salão da Comunidade São Vicente de Paula, às 14h.

A UBS do Ana Moura vai comemorar a data com uma dinâmica voltada à valorização da saúde da mulher, tais como câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o seu horário de funcionamento. Também no dia 8 de março, a Unidade de Saúde do Macuco promoverá uma aula de zumba com a educadora física do Nasf e palestra sobre saúde da mulher, autoestima e direitos das mulheres. Haverá cortes de cabelo e sobrancelhas, além de pintura de face para crianças. As ações acontecem na quadra da Ocupação.

Encerrando a programação, no próximo dia 13, a partir das 7h30, a UBS do Limoeiro promoverá atividades de alongamento com fisioterapeuta, palestra sobre “Violência contra Mulher” e aula de zumba. A programação para as usuárias deste bairro acontecerão no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).