22/03/2017 - 17h03
Blitz ambiental marca Dia Mundial da Água
Evento propõe consumo consciente do recurso

Blitz Ambiental

Comemorado nesta quarta-feira (22), o Dia Mundial da Água foi marcado em Timóteo com a realização de Blitz Educativa na Avenida Acesita, Bairro Primavera. Houve distribuição de mudas ornamentais e frutíferas. O evento foi promovido pelos parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (CODEMA, Fundação Aperam Acesita, Prefeitura Municipal de Timóteo, Polícia Militar de Minas Gerais (85ª Cia – 12ª Ind MAT) e Rede Ambiental Verde Vida). Na oportunidade, foram entregues materiais educativos que orientam a população para um consumo consciente de água.

Vinte e dois de março foi declarado como o Dia Mundial da Água pela Organização das Nações Unidades desde 1992. “A data é destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida”, destacam os parceiros.

Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem promover atividades no dia para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

Além da Blitz, várias atividades alusivas à data estão sendo realizadas em como a Caravana das Águas, com saída da ETE Ipatinga às 7h com destino a Pingo D’água no dia 25. O evento consta de oficinas, exposição institucional e apresentação cultural. No dia 29, será realizada uma visita a nascente Manain com alunos da Escola Municipal Professora Maria AparecidaMartins Prado. E finalizando as comemorações, no dia 1º de abril, às 18h, acontece a Noite Astronômica no CEFET/MG, campus de Timóteo.

Informações sobre a programação, no 3847-4786 (Meio Ambiente PMT) ou 3849-1101 (CEA Oikós).