22/03/2017 - 17h07
Pesca na Bacia do Rio Doce
Rompimento da barragem em Mariana altera regras

Palestra sobre Pesca

Na terça-feira (21), os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (Prefeitura e Polícia Militar de Minas Gerais/12ª Cia Ind MAT e Pedreira Um Valemix), realizaram a palestra “Pesca na Bacia do Rio Doce” na Escola Estadual João Cotta de Figueiredo Barcelos, no Distrito de Cachoeira do Vale. A atividade contempla as ações em comemoração ao Dia da Água.

O Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Jacob Ricardo Ribeiro, e a Gerente de Meio Ambiente Keila Cristina Ferreira Gomes, estiveram presentes ao evento. A palestra foi ministrada pelo Sgt Ronaldo, Cb Temporim e Sd Wedson, do 3º Pelotão da Polícia Ambiental. Foram distribuídos aos participantes a Cartilha “A nossa Água de todo Dia”, disponibilizada pela CEMIG também parceira do Plano Integrado de Educação Ambiental, e folders alusivos ao tema.

O evento oportunizou aos pescadores espaço de diálogo com a Polícia Ambiental para melhor entendimento da proibição de pesca na bacia, conforme estabelecido na Portaria 78 do Instituto Estadual de Florestas (IEF) de 31 de outubro de 2016. Conforme a portaria será permitida somente a pesca científica, desde que devidamente autorizada.

Já a pesca amadora está permitida, mas somente na modalidade de pesque e solte. O objetivo é permitir a recuperação do rio e da ictiofauna (conjunto de peixes de uma região ou ambiente) da bacia do Rio Doce após o rompimento da barragem do Fundão da mineradora Samarco, em Mariana, ocorrida em 05 de novembro de 2016. À medida que novos estudos técnicos e científicos comprovem a recuperação populacional das espécies do rio Doce, a portaria deverá ser revista.

Apesar do descontentamento evidente nos questionamentos, os participantes entenderam que se trata de uma lei e cabe aos órgãos competentes, no caso a Polícia Ambiental, cuidar do seu cumprimento.