24/03/2017 - 17h33
Gestão de Resíduos Sólidos será discutida em Audiência Pública
A versão preliminar do Plano de Gestão está à disposição para consulta pública no site da Prefeitura de Timóteo (www.timoteo.mg.gov.br).


PMT
I009634.jpg
Plano de Gestão Residuo

A Prefeitura de Timóteo discutirá a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) em Audiência Pública que será realizada no dia 3 de abril, às 19h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, localizada à rua 20, 321, bairro Olaria II. Na ocasião serão apresentados os trabalhos elaborados pelos técnicos e engenheiros das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico.

A partir desta semana a versão preliminar do PMGIRS estará à disposição para consulta pública para que todos os interessados possam conhecer e se manifestar a respeito. Todas as informações sobre o PMGIRS de Timóteo estarão disponibilizadas no site www.timoteo.mg.gov.br

Estudantes, sanitaristas, ecólogos, urbanistas, ambientalistas, intelectuais e demais especialistas multidisciplinares são muito bem-vindos para colaborarem com sugestões e suas experiências. Não só eles, mas todos os cidadãos que desejem opinar, questionar e propor soluções terão suas contribuições acolhidas. As sugestões já podem ser enviadas pelo e-mail dmapmt@yahoo.com.br

Valorização 

As associações e entidades envolvidas com a coleta de materiais recicláveis terão participação importante na elaboração do PMGIRS de Timóteo, que dentre suas prioridades visa à melhoria das condições de trabalho dos catadores, fortalecimento do cooperativismo e valorização das contribuições dos cidadãos, através dos PEV’s – Pontos de Entrega Voluntária.


O PMGIRS tem como diretrizes a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento adequado dos resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente correta dos rejeitos.

Responsabilidade compartilhada

O sistema municipal de gestão integrada se alicerça na responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos em atividades industriais e comerciais, bem como nos empreendimentos e atividades, tanto públicas quanto particulares. Neste sentido a participação social é importante para acompanhar e cobrar dos gestores públicos, e demais envolvidos que vivenciam e interferem na dinâmica da gestão municipal dos resíduos sólidos, bem como na execução das atividades e ações, conforme o estabelecido no PMGIRS.

Hábitos sustentáveis

A educação ambiental é fundamental para adoção de hábitos sustentáveis nas atividades produtivas e na sociedade com a incorporação de valores que possibilitem boa qualidade de vida das atuais e futuras gerações. 

Poluir, sujar, contaminar com rejeitos ou dispor resíduos irresponsavelmente nas ruas encarece tanto o serviço de limpeza quanto o recolhimento, gera danos ao meio ambiente e prejuízos à nossa saúde. Mas se cada um dos segmentos envolvidos cumprirem com suas respectivas parcelas de responsabilidade terão menos custos, mais justiça na distribuição da carga tributária e meio ambiente mais limpo e saudável.


Fonte : PMT





VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar