Conselho da Pessoa com Deficiência de Timóteo realiza blitz educativa

Ação visa a promoção da inclusão social das PCD na sociedade com dignidade e respeito
PMT
I032829.jpg
Evento acontece no dia 21 de setembro

O Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timóteo (CMDPDT) convida a população do município para participar da blitz educativa em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de Setembro.

A ação educativa acontecerá das 9h às 11h, na Alameda 31 de Outubro, próximo ao Supermercado Bretas, no Centro Norte de Timóteo. Além de promover o direito de inclusão na sociedade, o CMDPDT promove a luta à favor da dignidade, respeito e condições de igualdade para as pessoas com deficiência.

Em entrevista para as redes sociais da Prefeitura, a vice presidente do CMDPDT, Jussara Nere, ressaltou que esta é uma mobilização para a inclusão social. “Fazer rampa é a primeira coisa que vem à mente. Tornar acessível vai muito além de rampa, braile ou libras. Ser a acessível é aprender a conviver com as diferenças”, disse Jussara.

O presidente da Associação Amor Azul e conselheiro do CMDPDT, Neivison Silva, falou do trabalho desenvolvido pela entidade em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nós levamos apoio e informação de qualidade às famílias, promovendo a troca de experiências. Nosso esforço é orientado para promover mais políticas públicas que beneficiem e garantam os direitos dos autistas”, frisou Neivison.

A conselheira Diva Martins lembrou das mudanças que o município vem operando para atender as pessoas com dificência. “O Centro Dia é um importante equipamento implantado na APAE de Timóteo, que atende as pessoas com deficiência intelectual na faixa etária dos 18 aos 59 anos de idade. Estas pessoas não eram contempladas por estarem fora da idade escolar. Temos ainda as mudanças operadas pela empresa Vale para melhorar a acessibilidade. Nosso município possui hoje um número de vagas para deficientes acima do recomendado. Hoje temos um Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual (CER II), que oferece atendimento terapêutico gratuito, incluindo órteses e próteses para pessoas de todas as idades de várias microrregiões, localizado no Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UNILESTE).

21 de Setembro

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no 21 de Setembro, data que coincide com o início da Primavera, ocasião do desabrochar das flores, fenômeno que representa o nascimento e a renovação da luta das PCD. A data foi oficializada pela Lei nº 11.133 de 2005.

 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.