Atletas da APAE de Timóteo são campeãs brasileiras na prova de revezamento

As campeãs participam de projeto apoiado pela Le Federal de Incentivo ao Esporte
Divulgação
I033014.jpg
Atletas da APAE de Timóteo

No cenário de competição esportiva de alcance e repercussão nacional do Jogos Escolares Brasileiros 2023, Timóteo teve duas protagonistas medalhistas de ouro. No atletismo paradesportivo (adaptado), Isabela Estefany, aluna da E. E. Leôncio Araújo e Débora Batista da APAE de Timóteo, duas jovens alunas-atletas integrantes da equipe mineira na prova revezamento 5x80m, categoria SUB 16, sagraram-se campeãs brasileiras, conquistando a medalha de ouro. 

As novas campeãs brasileiras participam do Programa Paradesportivo Cre Ser, um projeto esportivo inovador destinado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, de iniciativa da APAE de Timóteo. A iniciativa tem patrocínio da VALE, pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio institucional da Prefeitura de Timóteo e do Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS) – de reconhecida expertise no âmbito de projetos esportivos incentivados.

O projeto

Implementado após a pandemia,   o Cre Ser tem como proposta metodológica que cem alunos especiais (com deficiência) da APAE de Timóteo ou de outras escolas da rede de ensino local  tenham a oferta de sessões regulares e gratuitas de iniciação e/ou aprimoramento, específico, de atletismo dentre outras modalidades. O projeto fornece a ambientalização de atividades de complementariedade pedagógica para iniciação paradesportiva, bem como o aprimoramento técnico, físico e tático visando até mesmo eventual participação em eventos paradesportivos, promovidos nos âmbitos municipal, regional, estadual e até mesmo nacional.

JEBs

Brasília, a capital federal, foi a sede da edição de 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), o principal evento do esporte educacional do Brasil reforçando o grande diferencial da força do esporte escolar.  O JEB´s foram realizados entre 28 de outubro e 09 de novembro de 2023 reunindo alunos-atletas de 26 estados e do Distrito Federal.

Os JEB’s 2023 apresentou recorde de participação, com 6.714 pessoas inscritas, entre atletas e equipe técnica.  O JEB’s – 2023 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), contando com o patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e do Ministério do Esporte.

Os quase sete mil inscritos se enfrentaram nas provas de 18 modalidades, nos naipes masculino e feminino: atletismo, incluindo atletismo paradesportivo (adaptado), badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Este ano, curling e esgrima, foram modalidades demonstrativas.

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem