Atleta de Goalball de Timóteo é convocado para seleção da Regional Sudeste I

Treinadora timotense é convocada como auxiliar técnica
PMT
I033509.jpg
Com 16 anos, Luiz Ribeiro integrará seleção juvenil

A Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo (ADEVITA) teve duas importantes conquistas na área esportiva este mês, com a convocação do atleta de Goalball Luiz Ricardo Souza Ribeiro e da treinadora Lucinete Ferreira para integrar a Seleção da Regional Sudeste I, na categoria Sub-23. A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Desporto de Deficientes Visuais (CBDV), sendo que Lucinete Ferreira atuará como auxiliar técnica.  A seleção é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A convocação é resultado da participação da equipe da ADEVITA no Campeonato de Goalball Regional Sudeste I, realizado entre os dias 29 de abril a 04 de maio no Rio de Janeiro. O time de Timóteo ficou em 12º lugar no ranking, demostrando superação em relação ao ano passado, quando competiram pela primeira vez nessa modalidade de esporte paralímpico, ficando na lanterna (14º lugar).

Como o time é muito jovem e o Goalball não é difundido na região, alçar duas posições no ranking regional é considerado um avanço muito significativo. “Nossa equipe só tem dois anos de existência, mesmo com as dificuldades de não termos sequer o gol do Goalball para treinar, estamos conquistando nosso espaço.  O time da ADEVITA representa nosso município. Timóteo está sendo divulgada nas competições da CBDV”, argumenta a treinadora, frisando que a equipe de Timóteo é a primeira do Vale do Aço nessa modalidade esportiva.

O campeonato juvenil da modalidade será realizado, entre os dias 17 e 24 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Essa competição reúne as equipes das Regionais Sudeste 2, Sudeste 1, Sul, Centro-Norte e Nordeste. As equipes que conquistarem o pódio terão direito a uma bolsa atleta nacional

O time

O time de goalball de Timóteo foi criado em maio de 2022, sendo formado por alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo e que atende pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) e auditiva. Atualmente, por meio de parceria com o CEFETMG, os treinos são realizados na quadra do campus de Timóteo que possui dimensões compatíveis com a prática da modalidade.

Além das vantagens da prática esportiva, a participação no time de Goalball favorece a inclusão social dos alunos. Como os jogos do Campeonato Regional Sudeste I aconteceram no Instituto Bejamim Constant, escola referência para pessoas cegas e de baixa visão, os alunos puderam conhecer a instituição e aproveitar os momentos de folga para fazer turismo na capital carioca, com visita  a Praia Vermelha e o Pão de Açúcar. “Dois dos atletas da ADEVITA nunca tinham ido à praia. O nosso trabalho vai além das competições”, pondera a treinadora.

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem